PUBLICIDADE
    

 
 
  
   


Home 

A Editora 
Esculturas 
Coleção Antroposófica 
Casas das Rosas 
IDAB 
Manual do Escritor
Catálogo Online 
Dicionário das Famílias
Publique seu Livro! 
Ações Culturais 
Projetos em Andamento 
Newsletters  
Perguntas Frequentes 
Fale Conosco 
Críticas e Sugestões 
 
Receba nosso Boletim!
Informe-nos seu e-mail
e receba as novidades sobre a Árvore da Terra
    Nome:
  
    E-mail:
 
   Você é:
    



Trabalho e Saúde nas Empresas: Mais Qualidade de Vida

É cada vez mais freqüente a preocupação de profissionais de todas as áreas com a qualidade de vida no trabalho. Do ponto de vista da empresa há o conceito de que funcionários satisfeitos, com boas condições de saúde e a auto estima em alta rendem mais, aumentando a produção e os resultados concretos. Do ponto de vista dos funcionários, a realidade de uma equação em que todos passamos grande parte de nossas vidas em atividades profissionais e precisamos melhorar a qualidade de vida. Mas o que é realmente qualidade de vida?

A idéia de melhora na qualidade de vida pode abarcar muitas coisas: desde a atividade física, que sempre faz falta na vida urbana - basta pensar que fomos criados biologicamente para lutar fisicamente pelo alimento; passando pelo local de trabalho - a luz e a cor nas paredes, a disposição do espaço físico, a presença de plantas, e mesmo a beleza estética do lugar; a comida que ingerimos no almoço, o contato com atividades culturais e artísticas, e enfim, o ambiente humano, ou seja, a qualidade das relações humanas no local de trabalho. Por tudo isso, quando falamos de qualidade de vida, mais do que em soluções mágicas, o que realmente pensamos é na relação do indivíduo com todas as variáveis que o cercam, suas relações humanas e fundamentalmente sua relação consigo mesmo.

Portanto a idéia de qualidade de vida não é um conceito linear de causa e efeito, que possa ser reduzido a "métodos de sete passos para isso ou dez passos para aquilo" - o que pode até ser benéfico para aspirações a uma vida melhor - mas uma serie de inter relações que se entrecruzam e se interferem mutuamente. Fica claro que uma melhor qualidade de vida envolve a consciência mais ampla dos indivíduos e sua capacidade para se tornar sujeitos de sua trajetória. Implica níveis materiais, físicos, mentais, emocionais e finalmente espirituais.

Portanto indiferentemente da religião de cada um (ou da falta de) o que costura essas noções é uma idéia maior de ética e de "religare" (união com a origem ou criação, aquela parte de nossa consciência que está unida ao todo e da qual não nos lembramos muito, principalmente na correria do cotidiano). Este é o tema central do Yoga, do Zen Budismo, de filosofias orientais e ocidentais e um ponto de encontro e colaboração entre o Ocidente e o Oriente que convivem entrelaçados nestes tempos de globalização. A qualidade de vida profissional só poderá ser melhorada com a melhora do indivíduo em relação aos seus semelhantes.

Sobre Yoga, conheça nossa promoção da quinzena: O Livro da Yoga



  
Editora Árvore da Terra - Todos os Direitos Reservados.
Rua Veneza, 730 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3887-7457 - E-mail: administracao@arvoredaterra.com.br