|
Ação Cultural: O Pulo do Gato para a Comunicação das Empresas
São Paulo: Na semana em que se realiza o Fórum Cultural Mundial fica evidente o papel estratégico da cultura na construção e fortalecimento das identidades nacionais em tempos de globalização, assim como seu peso crescente como alavanca de crescimento e ampliação dos laços comerciais entre países, blocos ou grupos econômicos. No âmbito dos mercados locais, a ação cultural dirigida à comunicação cumpre um papel duplo: além de associar a imagem da empresa aos diversos conteúdos (artes, ecologia, apoio a comunidades, bens culturais, memória e patrimônio, etc.), também pode agregar valor a produtos, beneficiar funcionários, através da área de RH, ampliar segmentos de mercado e muitas outras possibilidades. Quando começamos, 17 anos atrás, a associar nossas produções culturais a projetos em diversas áreas, ainda não existia um entendimento, por parte dos departamentos de Marketing e Recursos Humanos das empresas, do papel crucial da cultura no desenvolvimento de seus produtos e marcas, na melhora da qualidade de vida no trabalho de seus funcionários, ou na consolidação de suas relações com as comunidades. Não existiam leis de incentivo à cultura nem se falava muito em integração regional, formação de blocos econômicos ou "exceção cultural"; não haviam conferências sobre clima e biodiversidade, nem mesmo o conceito e a realidade das ONGs como formas de organização da sociedade civil ocupadas em cobrir diversas áreas desatendidas pelos governos nacionais. Nestes anos todos o mundo passou por revoluções tecnológicas, globais e culturais e estamos em plena transformação de paradigmas rumo a um futuro que não se sabe ainda que forma terá. Todas estas transformações, entretanto, não nos moveram de nossa convicção básica sobre a importância da cultura. Ao contrário, nos levaram a um maior desenvolvimento das abordagens e modos de produção adaptados às necessidades de empresas, comunidades, regiões e etc. Passamos a atender as empresas com uma gama de soluções e propostas que vão desde o levantamento de diagnósticos até a realização de eventos e o desenvolvimento de produtos culturais associados, tais como publicações, eventos, projetos de interesse das comunidades, projetos para funcionários e outros. Hoje em dia estes conceitos evoluíram e estão na ordem do dia quando uma empresa planeja suas ações estratégicas ou seus projetos de renúncia fiscal. A Arvore da Terra Comunicação em Ações Culturais, que anos atrás já entendia essas necessidades de uma forma humanista e global, abre suas portas e arregaça as mangas para realizar o projeto cultural dos seus sonhos ou simplesmente para orientar sua empresa sobre o melhor caminho na hora de planejar e realizar ações culturais de sucesso. Saiba mais sobre Ações Culturais, ou Fale Conosco! |
Editora Árvore da Terra - Todos os Direitos Reservados. Rua Veneza, 730 - Jardim Paulista - São Paulo - SP - Tel.: (11) 3887-7457 - E-mail: administracao@arvoredaterra.com.br |